FEIRA DAS PROFISSÕES COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE DESENVOLVER A PRÁTICA NA GASTRONOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Hayssa Alves Nojosa Melo
  • Co-autores
  • Bianca Elen dos Santos Lira , Jackeline Lima de Medeiros
  • Resumo
  •  

    Introdução: Escolher uma carreira é um processo desafiador para muitos jovens durante o ensino médio, especialmente em função das incertezas sobre o futuro, da preocupação com a estabilidade financeira e do desconhecimento sobre a diversidade de profissões existentes. Diante disso, é essencial oferecer aos estudantes oportunidades que proporcionem contato com diferentes áreas do conhecimento, favorecendo a descoberta de interesses e habilidades pessoais. A área da Gastronomia, por exemplo, oferece múltiplas possibilidades de atuação, que vão muito além da cozinha tradicional. No entanto, essa carreira ainda é pouco explorada durante a formação básica, dificultando que os jovens a reconheçam como uma opção viável e promissora. Nesse sentido, a proposta do projeto oficinas gastronômicas é desenvolver a prática  em instituições privadas de ensino, permitindo que os estudantes vivenciem atividades relacionadas à profissão, ampliando sua visão sobre o mercado e suas aptidões. Atividades práticas e interativas, como oficinas e feiras de profissões, são ferramentas eficazes para ajudar os alunos a refletirem sobre o futuro profissional. Essas ações incentivam o autoconhecimento e possibilitam uma aproximação com realidades profissionais diversas, tornando o processo de escolha mais consciente e fundamentado. Eventos desse tipo favorecem não apenas o entendimento das carreiras, mas também contribuem para o crescimento pessoal e profissional dos participantes. Contudo, observa-se que, em muitas instituições, ainda falta um direcionamento consistente que estimule essa reflexão entre os estudantes do ensino médio. Objetivo: Apresentar o curso de Gastronomia através de oficinas produzidas e apresentadas a instituições privadas com ações interativas, tendo com ênfase as  feiras de profissões. Metodologia: Este trabalho apresenta a experiência dos alunos do curso de Gastronomia envolvidos no projeto de Iniciação Científica chamado “Oficinas Gastronômicas”, desenvolvido entre os meses de março e maio de 2025. Ao longo desse período, os professores e monitores reuniram-se para planejar e ajustar as oficinas e atividades propostas. A equipe que conduziu o projeto contou com a participação de dois estudantes do curso e um professor orientador, contando com etapas práticas e teóricas. A enfâse dos encontros foram a condução de oficinas em duas escolas privadas de fortaleza, onde foi destacado a importância da atuação do gastrônomo e a produção de oficinas de brigadeiros e cookies. Resultados parciais e Discussão: Nas ações realizadas até o momento, foram desenvolvidas experiências práticas combinadas com atividades interativas. Como primeiro contato, a equipe atuou na produção de brigadeiros para participação em uma feira de profissões realizada em uma instituição privada, cujo público-alvo foi composto por alunos do ensino fundamental II e do ensino médio. Posteriormente, estiveram presentes em outra instituição para uma nova feira, dessa vez trabalhando com a produção de cookies. Em ambos os eventos, foram conduzidas oficinas práticas direcionadas aos alunos das escolas, além da organização de ações interativas com os estudantes. Aos participantes, foram fornecidas explicações sobre o curso, as disciplinas envolvidas e as possíveis áreas de atuação. Suas dúvidas foram esclarecidas de forma clara e explicativa, também foi orientado passo a passo para a produção dos doces que estavam sendo apresentados. Os alunos apresentaram grande interesse e curiosidade em relação ao curso, levantando diversas dúvidas durante as oficinas. Diante disso, a equipe pôde conduzir as atividades de forma clara e dinâmica, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos abordados e esclarecendo todas as questões levantadas. Considerações finais: A participação em feiras de profissões revelou-se uma experiência altamente enriquecedora, tanto para os discentes envolvidos na execução do projeto quanto para os estudantes que receberam as orientações. Muitos desses alunos demonstraram-se motivados ao final do evento, manifestando interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre os cursos apresentados, o que pode contribuir de forma significativa para que descubram áreas profissionais com as quais se identifiquem. Observa-se, ainda, que esse tipo de evento possui um papel relevante no processo de orientação profissional e pode ser desenvolvido de maneira contínua, auxiliando estudantes do ensino médio na escolha consciente de suas futuras carreiras, ao mesmo tempo em que fortalece a atuação dos discentes ingressantes nos projetos de iniciação científica.

    Palavras-chave: Feira de profissões. Gastronomia. Oficinas gastronômicas.

    Referências:

    NASCIMENTO, C.A; VASCONCELOS, C.V.P; FERREIRA, M.G Impactos da feira das profissões em uma escola pública: um relato de experiência. Seminário docentes, Fortaleza, 2022. .

     

    OLIVEIRA, R.A; SALES, N.M; PIRES, J.M; SENA, M. M; RIBEIRO, S.G. Feira das profissões como importante ferramenta na escolha profissional: um relato de experiência. Jovens investigadores, 2019.

     

  • Palavras-chave
  • Feira de profissões. Gastronomia. Oficinas gastronômicas.
  • Modalidade
  • Pôster
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  • Ciências Tecnológicas
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

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Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

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Autores

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    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

  • Devem incluir apenas obras mencionadas no resumo.
  • Seguir as normas da ABNT para formatação de referências.

2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
  • Formato: Documento em Word (.doc ou .docx).

3. Submissão

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  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
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Comissão Organizadora

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Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.